O QUE É SCHUTZHUND?

Schutzhund é uma palavra alemã que significa "cão de proteção." Trata-se de um esporte que se concentra no desenvolvimento e avaliação de tais características em cães para torná-los mais úteis e melhores companheiros para seus proprietários.

O trabalho de Schutzhund concentra-se em três partes. Faro, obediência e os padrões de Schutzhund para a terceira parte, o trabalho de proteção, são semelhantes aos de cães no trabalho policial.

    

Enquanto que os cães de outras raças também podem ser treinados para o Schutzhund, este teste de avaliação foi desenvolvida especificamente para o cão Pastor Alemão. Schutzhund é destinado a demonstrar a inteligência do cão e utilidade. Como uma prova de trabalho, Schutzhund medidas de estabilidade mental do cão, resistência, eficiência estrutural, capacidade de cheiro, vontade de trabalhar, coragem e treinabilidade.

Este cão de trabalho oferece uma oportunidade para os donos de cães para treinar seu cão e competir uns com os outros para o reconhecimento de ambos a capacidade do condutor para treinar e habilidade do cão para realizar, conforme necessário. É um esporte apreciado por pessoas de profissões variadas de interesse comum em trabalhar com seus cães. Pessoas de todas as idades e condições de vida --- mesmo aqueles com deficiências significativas --- desfrutar de Schutzhund como um esporte.

SCHUTZHUND PROTEÇÃO( Testa a coragem, força e agilidade do cão durante a execução de uma série de exercícios envolvendo um cobaia. O cão deve procurar o cobaia, fazer guarda, e persegui-lo quando ele tenta fugir, se defender contra o ataque do cobaia e acompanhar o seu condutor sem agressividade quando caminhando com o cobaia. O condutor deve demonstrar controle absoluto do cão usando principalmente comando verbal ).
 VÍDEO

SCHUTZHUND FARO( Testa a abilidade de faro do cão. Uma pessoa anda pelo campo aberto horas antes. O cão é trazido para o início e deve seguir a pista sem a ajuda do seu condutor a encontrar os objectos deixados pela pessoa que andou no campo. O cão adquire pontos pela precisão e persistência em encontrar o caminho percorrido no campo e os objectos deixados ).
 VÍDEO

SCHUTZHUND OBDIÊNCIA( Testa a capacidade de obediência do cão para realizar exercícios específicos , incluindo andar ao lado do seu handler , sentar , deitar , e levantar enquanto o seu handler continua a se mover, voltar para o handler sobre comando, pegar objectos sobre obstáculos , mandar se afastar e deitar , deitar por um período na presença de outra equipe de cão, ou pessoas no campo. O comportamento do cão também é testado ao som de tiros ).
 VÍDEO

Títulos Schutzhund

Além dos títulos Schutzhund, o GSDCA-WDA oferece três graus de formação adicional. Dois deles, o FH1 e FH2, são avançados de rastreamento graus que requerem o cão para seguir pistas sobre a mudança de terreno, discriminar entre caminhos cruzados e pelo menos 3 horas depois.



A terceira é a BH. A BH é um grau para cães ompanheiro que testa o temperamento de cães e em torno de pessoas. Ele inclui a obediência formal básica - caminhar propriamente com ou sem coleira, sentar, deitar e vir para o condutor sobre comando -, bem como testes práticos de caráter do cão em situações cotidianas.
Estes incluem reação a situações normais envolvendo multidões de pessoas, ruídos estranhos, corredores, carros e outros cães.
Antes de serem autorizados a entrar para um título que é Schutzhund, o cão deve primeiro ter concluído com êxito a BH.

Existem três níveis do teste Schutzhund para que os títulos podem ser ganhos pelos Pastores Alemões.



Para Schutzhund 1, o cão deve ter pelo menos 18 meses de idade e passar um teste de temperamento inicial pelo juiz.

O cão deve caminhar propriamente na coleira e sem coleira, demonstrar andar e sentar-se, andar e deitar-se, e ficar sobre comando, bem como, o comando de enviar-lo.

Ele deve recuperar um objeto no solo e por cima de um obstáculo. Em rastreamento, ele deve ser capaz de seguir uma trilha estabelecidas por seu manipulador de pelo menos 20 minutos antes.

Há também testes de proteção, ataque lançado, ataque na saída de um obstáculo e largar a mordida sobre comando.

Para Schutzhund 2 o cão deve ter pelo menos 19 meses de idade e já deve ter ganhado seu titulo Schutzhund 1.

Ele deve passar novamente todos os testes de obediência e proteção necessárias para o Schutzhund 1, mas esses testes, para Schutzhund 2, são feitas mais difíceis e exigem uma maior resistência, agilidade e acima de tudo, controle.

Há um adicional necessário recuperar um objeto sobre um muro de mais ou menos 2 metros inclinado.

Em rastreamento, o candidato Schutzhund 2 deve ser capaz de seguir uma trilha estabelecidas por um estranho, pelo menos, 30 minutos mais cedo.



Para Schutzhund 3 , o cão Pastor Alemão deve ser de pelo menos 20 meses de idade e deve ter ganho tanto títulos Schutzhund 1 e Schutzhund 2. Novamente, os testes agora são feitos muito mais difícil.

Todos os exercícios em obediência e proteção são demonstrados na coleira.

Há o adicional de um stand caminhar e correr. Em rastreamento, o cão deve seguir uma pista que foi colocado por um estranho, pelo menos, 60 minutos mais cedo.

A pista tem quatro curvas, em comparação com duas voltas para o Schutzhund 1 e 2, e há três objetos, em vez de dois, que deve ser encontrado pelo cão Pastor Alemão.

A obediência, a força vontade e confiança apresentada por uma excelente equipe de Schutzhund 3 é uma ilustração muito bem da parceria entre humanos e cães Pastores Alemões.