O número ZW (Zuchtwert) de um cão

A melhor ferramenta para criadores na luta contra a displasia coxofemoral que surgiu nos últimos anos, é o SV HD Zuchtwert ou Número de avaliação da Raça (ZW). O número ZW é uma estimativa de probabilidade de que um cão produz progênie(Filhotes) com displasia.

Existe vários fatores e muitas variáveis para calcular o valor ZW​ de um cão​, mas a base principal do ZW é o resultado(Raio-X coxofemoral) da progênie(Filhotes) de um cão reprodutor. Este é o fator crítico para a utilidade do ZW. O resultado coxofemural do próprio cão reprodutor é apenas uma das várias variáveis ​​importantes na equação.

Cada cão registrado na SV é atribuído um número de ZW no nascimento, com base nos números ZW de seus pais. Depois de radiografado, o seu resultado do Raio-X coxofemural é tido em conta em seu número ZW. Quando esse cão reproduzir , o resultado do Raio-X coxofemural de seu progênie(filhotes) são então tidos em conta os números ZW dos pais. O ZW não é um número estático , ela varia dependendo do resultado de Raio-X coxofemural de seu progenie(Filhotes).

É possível para um cão com Raio-X coxofemural excelente ou seja normal produzir a maioria de sua progénie(Filhotes) com displasia e virse-versa. Por isso o número ZW é tão importante.

O número ZW inferiores a 100 , significa que o cão produz menos filhotes com displasia do que a média da raça , o número maior do que 100 significa que o cão produz displasia mais frequentemente do que a média da raça , assim os números ZW inferiores a 100 são desejáveis.

A SV requer que o calculo ZW para acasalamento seja 100 ou menos ou seja o ( número ZW do padrinhador + o número ZW da fêmea) dividido por 2 terá que ser de 100 ou menos , quanto menos melhor! para que a probalidade do progenie(filhotes) seja de cães livres de displasia.

Você pode consultar o número ZW de todos os cães alemães registrados na SV no link SV consulta

Exemplo de como fazer a busca no site da SV: